sexta-feira, 25 de abril de 2008

ai, de mim, que sou romântica

O Jornalismo é uma atividade relacionada à informação e à crítica. Exige a observação e denúncia dos fatos, sejam eles políticos, econômicos, sociais, culturais ou naturais. Estimula o exercício da consciência individual e coletiva. Redimensiona o cotidiano, estreitando os acontecimentos mundiais.

Escolhi o curso pela grande afinidade com a leitura e a escrita. Espero dinamizar a linguagem, de modo a melhor interagir e atingir o público. Reproduzir informações e recriar conceitos, tendo em vista o desenvolvimento das relações das pessoas entre si e entre o mundo.

Com o embasamento teórico da Comunicação, conto com a ampliação da minha visão de mundo e o desenvolvimento do criticismo para sempre servir os valores éticos e morais vigentes. E, nesse sentido, estimular a indignação e a ação da sociedade perante os problemas existentes e apresentados nas notícias.

No referente ao campo profissional, anseio a realização de habilidades múltiplas, relacionando a atividade jornalística ao cotidiano regional e nacional, diferentemente das manchetes desarticuladas da vida da população, freqüentemente lidas e quase nunca alteradoras da realidade.

Almejo a formação de um meio que esteja a serviço da comunidade, na conquista e no uso de direitos. Contrariamente à filiação partidária existente, orientada por interesses minoritários que ferem a liberdade majoritária, defendo o ideário da conscientização e da busca da democracia de fato e de direito.

Apoio-me na crença de que o Jornalismo é o instrumento capaz de causar reflexão que, por sua vez, pode mudar, atenuar ou impedir a proliferação de problemas de cunho político, econômico, social, cultural ou natural no que se refere à dominação.

Creio na efetivação de um canal simplório e alternativo, na medida do possível objetivo, com o compromisso da formação de um senso crítico comum e atuante na sociedade.

3 comentários:

  1. Boa. Isso que é amor a profissão escolhida. Quero ver esse papo de "jornalismo alternativo", se no futuro vai se realizar. Viva ao romantismo..
    hahaahhahaaa!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quato Idealismo!

    Assim é que se vai longe!

    ^^

    ResponderExcluir
  3. Romântica, não.
    Normal, sim.
    Se entender isso como uma ofensa, ótimo, porque somente as pessoas comuns, acomodadas, acreditam que nada podem mudar.
    Sinto muito por não levares mais a sério toda essa capacidade.

    ResponderExcluir